Inúmeros docentes do PPGPEP são líderes ou estão vinculados aos seguintes grupos de pesquisa:
Grupo de pesquisa em dinâmica de sistemas de produção (DynProd)
A dinâmica é o estudo de variáveis ao longo do tempo. Neste grupo, os sistemas de produção e cadeias de suprimento são estudados a partir dessa perspectiva da dinâmica, utilizando-se modelagem dinâmica, simulação, modelagem matemática e inteligência artificial. Tal abordagem permite desenvolver modelos de sistemas de produção e de PCP com controle de realimentação e controle autônomo, que são as bases dos sistemas inteligentes da Indústria 4.0. Além do foco quantitativo, são desenvolvidas pesquisas qualitativas em PCP/gestão de operações, cadeia de suprimentos, estratégia e educação. O grupo é flexível e diversificado. Os projetos são multidisciplinares e contam com parcerias da Eslovênia, Alemanha e Holanda.
Contato: juliana@dep.ufscar.br, gustavofb@ufscar.br
Gestão e Tecnologia Aplicadas à Manufatura e Operações (GAMA)
Grupo de Estudo e Pesquisa em Qualidade (GEPEQ)
O GEPEQ é um grupo de pesquisa que tem por objetivo gerar, difundir e aplicar conhecimentos que contribuam para a melhoria da qualidade e da produtividade de empresas, organizações e cadeias de produção, por meio do planejamento, do controle e da melhoria contínua de produtos e processos. O GEPEQ desenvolve atividades e projetos nas seguintes linhas de pesquisa: Coordenação da Qualidade na Cadeia de Suprimentos, Gestão da Qualidade na Agroindústria, Melhoria Contínua e Aprendizagem Organizacional, Métodos Estatísticos aplicados à Qualidade, Qualidade no Desenvolvimento de Produto, Sistemas de Gestão da Qualidade, Sistemas de Gestão da Qualidade e de Acreditação em Serviços de Saúde e Sistemas de Medição de Desempenho.
Contato: toledo@dep.ufscar.br
Grupo de Estudo e Pesquisa em Serviços (GEPS)
Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais (GEPAI)
O Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais, GEPAI, surgiu no Departamento de Engenharia de Produção da UFSCar em março de 1994. A origem do grupo está ligada à criação do curso de graduação em Engenharia de Produção Agroindustrial (EPAI) em 1993. O Grupo tem trabalhado em pesquisas relacionadas à análise e gestão dos sistemas agroindustriais. São áreas de atuação do GEPAI: estudo de cadeias produtivas, planejamento e controle da produção, controle e análise de custos, logística, gestão da qualidade, marketing, estratégia industrial e metodologias de desenvolvimento de novos produtos. Atualmente o grupo conta com a participação de sete professores do PPGEP do DEP/UFSCar. Estes professores são responsáveis pela orientação de dezenas de doutorados, mestrados e iniciações-científica hoje existentes no tema agronegócio. Ao longo de sua existência, os pesquisadores do GEPAI têm conseguido captar, gerenciar, implementar e participar de inúmeros projetos de pesquisa e extensão, financiados por instituições nacionais e internacionais.
Contato: dmob@ufscar.br
Grupo de Estudos em Pesquisa Operacional (GPO)
A Pesquisa operacional é uma área da ciência aplicada à tomada de decisões. Ela surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, em que os recursos militares eram escassos e o objetivo era determinar sua melhor utilização durante a guerra. Com isto, surgiram problemas relacionados à logística e estratégias de combate, ou seja, problemas envolvendo grande complexidade. Sendo assim, os primeiros trabalhos publicados em pesquisa operacional tiveram como tema à base militar da Segunda Guerra Mundial. O sucesso das técnicas empregadas pela pesquisa operacional fez com que os grupos de pesquisa formados nesta época transferissem os conceitos para as empresas, com problemas de estratégias e tomada de decisões. O Grupo de Pesquisa Operacional da Engenharia de Produção tem o objetivo de estudar e desenvolver técnicas para apoiar decisões em sistemas de produção e logística. Um profissional nesta área é preparado para compreender, modelar e resolver problemas de diferentes naturezas, ou seja, é um profissional flexível que tem a possibilidade de desenvolver diferentes métodos e soluções para um determinado problema. O público alvo do GPO é egresso dos cursos de graduação e Mestres oriundos de Programas de Pós-Graduação das áreas de engenharia de produção, matemática, estatística, computação, economia, administração ou áreas correlatas. As principais áreas de atuação de um profissional em pesquisa operacional são em problemas relacionados ao planejamento e controle da produção, problemas de projeto e planejamento de sistemas de manufatura e redes logísticas, problemas de configuração e operação de sistemas de atendimento médico e emergencial, problemas de dimensionamento e sequenciamento de lotes, problemas de roteirização e programação de veículos, problemas de corte e empacotamento, dentre outros. Para tratar esses problemas o grupo utiliza de abordagens de otimização e análise de desempenho como, por exemplo, modelagem matemática e otimização combinatória, modelagem estocástica e teoria de filas, heurísticas, metaheurísticas, métodos exatos, entre outros.
Contato: morabito@ufscar.br
Grupo de Gestão de Tecnologia (GeTec)
Grupo de Pesquisa em Gestão de Operações & Cadeia de Suprimentos Digitais e Sustentáveis (GOSC)
Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças (NESEFI)
Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO)
O Núcleo de Estudos Organizacionais (NEO) é um grupo de estudo e pesquisa multidisciplinar da UFSCar, voltado para a toda comunidade interessada em compreender a dinâmica das organizações contemporâneas. Inúmeros exemplos de organização fazem parte do nosso dia a dia, como indústrias, bancos, instituições de ensino, governo, ONGs e igrejas. Acreditamos que todas elas podem ser estudadas a partir dos referenciais teóricos da linha de estudos organizacionais. Esses referenciais não são unificados, mas amplos e provenientes de diversas áreas do conhecimento, tais como: Psicologia, Administração, Economia, Sociologia, Ciências Políticas, Antropologia e Linguística. O objetivo do NEO é produzir e disseminar conhecimento crítico e de qualidade sobre as questões organizacionais presentes em nosso cotidiano. Acreditamos que compreender de forma profunda as organizações é fundamental para uma visão ampla da sociedade, do trabalho e do mundo.
Contato: msacomano@ufscar.br e mauro@dep.ufscar.br
Núcleo de Projeto e Prototipagem em Sistemas de Produção (NPRO)
CDPRO Makerspace – Centro de Desenvolvimento e Prototipagem Maker para Inovação em Engenharia e Saúde
O CDPRO Makerspace é um grupo de pesquisa e extensão que une pesquisadores em um espaço inovador visando o desenvolvimento de soluções que integrem as áreas de engenharia e saúde. O grupo possui pesquisadores dos departamentos de Engenharia de Produção (DEP e DEP-So), Fisioterapia (DFisio), Terapia Ocupacional (DTO), Medicina (DMed), Computação (DC), Engenharia Química (DEQ), além de parceiros nos departamentos DMec, DEE, DEMa e DEnf. As linhas de pesquisas do grupo são Desenvolvimento de equipamentos de proteção; Integração do Design de Engenharia com a Cultura Maker; e, Pesquisa e desenvolvimento de produtos para a Saúde e Tecnologia Assistiva. Os projetos desenvolvidos até o momento contam com apoio da FINEP (Edital TA), Ministério Público do Trabalho-MPT, universidades e empresas.
Contato: braatz@ufscar.br
Simucad/PSPLab
O PSPLab (Laboratório de Simulação, Ergonomia e Projeto de Situações Produtivas) reúne as articulações metodológicas e conceituais desenvolvidas e acumuladas no interior dos Grupos Ergo&Ação (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ergonomia e Projetação do Trabalho) e Simucad (Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Simulação e Computação Gráfica Aplicada no Projeto de Situações Produtivas) atuantes desde 1995 no DEP/UFSCar. As atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pelos grupos em parcerias empresas nacionais e multinacionais possibilitou a consolidação da infraestrutura do laboratório e a perenidade das ações nos últimos 20 anos. O PSPLab integra conhecimentos práticos e teóricos na produção científica e tecnológica (teses, artigos, patentes, produtos e softwares) aliadas e derivadas da formação de alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). As produções são fundamentadas nas bases conceituais da ergonomia, simulação e projeto de engenharia, criando, inclusive novos campos de reflexão e aplicação. Em especial, constitui um dos objetivos do laboratório a difusão de metodologias e de tecnologias de alto custo utilizadas em conjunto com os parceiros com maior capacidade financeira para outros setores da economia. Destas, destacam-se as tecnologias de manufatura virtual e de simulação voltadas para o projeto de situações de produção, de trabalho e de uso. Nossa missão é produzir conhecimento e tecnologia no campo da engenharia de produção para uma sociedade sustentável.
Contato: camarotto@dep.ufscar.br e menegon@dep.ufscar.br
GEFin – Grupo de Estudos em Gestão e Mercados Financeiros