Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos (PCsP)

A linha de pesquisa PCsP dedica-se à compreensão de fenômenos organizacionais relacionados ao projeto e à gestão de sistemas produtivos (bens e serviços) com o objetivo de melhorar o fluxo de materiais e informações, bem como o desempenho do sistema. Um sistema produtivo pode compreender uma única empresa ou um conjunto de empresas como, por exemplo, cadeias de suprimento, ecossistemas de inovação, aglomerados industriais e pode ser de diversos setores de atividade. As situações-problema destas empresas ou diferentes arranjos organizacionais são analisados por meio de uma perspectiva estratégica, tática ou operacional, considerando os mais variados paradigmas da gestão da produção, as suas práticas, métodos, ferramentas e conceitos, assim como métodos de investigação quantitativos, computacionais, qualitativos e abordagens mistas. 


Temas de pesquisa abordados na linha

Os temas abordados na linha Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos (PCsP) são:

 Planejamento, Programação e Controle da Produção

O tema de pesquisa em Planejamento e Controle da Produção (PCP) procura explorar e compreender fenômenos em empresas públicas e privadas com vistas a: diminuir a lacuna entre a teoria e a prática do PCP; aprimorar as decisões estratégicas, táticas e operacionais no âmbito do PCP; estudar a integração do PCP com outras áreas funcionais (compras, logística, gestão da qualidade, marketing, etc.); estudar o impacto e contexto de uso de tecnologias físicas e digitais da Indústria 4.0 na prática do PCP e demais paradigmas de produção, como por exemplo, o lean (e suas derivações: lean office, lean health care, etc), e estudar formas de aplicar conceitos e práticas voltadas à sustentabilidade (economia circular, por exemplo) na gestão do fluxo de manufatura e serviços, entre outros.

 Gestão da Logística e Cadeias de Suprimentos Digitais e Sustentáveis

O tema de pesquisa em Gestão da Logística e Cadeias de Suprimento Digitais e Sustentáveis procura desenvolver pesquisas aplicadas a situações problema intrínsecos às funções e processos de negócios intra e inter empresas de maneira a promover a integração das funções de abastecimento, manufatura, distribuição física e serviços associados. Esta temática incopora a comprensão de todas as atividades de gestão da logística e da cadeia de suprimento, bem como operações de fabricação, e vislumbra a coordenação de processos e atividades com e entre marketing, vendas, design de produtos, finanças por meio das tecnologias físicas e digitais da Indústria 4.0/5.0, com o objetivo de criar empresas, e por conseguinte, cadeias de suprimento mais resilientes e sustentáveis. Ainda, busca analisar as estruturas de cadeias de suprimento de empresas, considerando o alinhamento das prioridades competitivas de suas operações, sua capacitação tecnológica e a estratégia corporativa destas empresas. Buca estudar formas de aplicar conceitos e práticas voltadas à sustentabilidade (economia circular, por exemplo) na gestão logística e da cadeia de suprimentos.

 Gerenciamento de Projetos

A temática Gerenciamento de Projetos explora a aplicação individual ou sinérgica das abordagens tradicional e ágil na gestão de projetos realizadas em empresas públicas ou privadas. O gerenciamento de projetos é uma função essencial para o sucesso de qualquer empreendimento, independentemente do tamanho ou setor. Duas abordagens comuns para o gerenciamento de projetos são o tradicional e o ágil. O gerenciamento tradicional é baseado em processos sequenciais e previsíveis, enquanto o gerenciamento ágil é baseado em ciclos iterativos e incrementais. Esta temática busca comparar essas duas abordagens de gerenciamento de projetos e avaliar suas aplicações em diferentes tipos de projetos e contextos organizacionais, em empresas públicas e privadas.

 Pesquisa Operacional e Ciência de Dados aplicada

A Pesquisa Operacional é uma abordagem científica que utiliza técnicas matemáticas com o objetivo de determinar como projetar, planejar e operar um sistema, geralmente sob condições de recursos escassos. Existem várias abordagens determinísticas e probabilísticas que podem ser aplicadas em diferentes ambientes produtivos. Em particular, estuda-se a modelagem matemática de problemas no escopo da Engenharia de Produção, bem como o desenvolvimento e a aplicação de métodos de solução exatos (método simplex, métodos de enumeração, técnicas de decomposição, teoria de filas, programação dinâmica e outras) e métodos heurísticos (heurísticas e meta-heurísticas) em sistemas logísticos e de planejamento, programação e sequenciamento da produção. Esta temática contempla ainda a aplicação de métodos de Ciência dos dados em situações-problema na gestão de operações e outras funções e processos de negócios intra e inter empresas ao longo da cadeia de suprimentos.


Docentes atuantes na linha

Os docentes permanentes que compõem a linha de pesquisa Planejamento e Controle de Sistemas Produtivos (PCsP) são:


Disciplinas específicas da linha

As disciplinas que dão suporte à linha de pesquisa PCsP são:


Grupos de Pesquisa dos docentes da linha

A linha de pesquisa PCsP é constituída por docentes dos seguintes grupos de pesquisa registrados no diretório do CNPQ, cujos líderes são docentes permanentes do Programa: