Programa Trilha Graduação - Mestrado Profissional

Para participar do Programa de Trilha Graduação-Mestrado Profissional, o aluno deverá:

 a)  Inscrever-se em processo seletivo específico, que será baseado na análise do

desempenho acadêmico do aluno durante a graduação. A inscrição deve ser feita pelo

aluno que está, preferencialmente, em seu último ano do curso de graduação.

 b) Inscrever-se (como aluno especial) e cursar disciplinas do Mestrado Profissional enquanto ainda está cursando as disciplinas do seu último ano de graduação. 

 

Atenção: As aulas do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção são ministradas à noite, de segunda a sexta, o que não conflita com as disciplinas de graduação ofertadas em período integral. Além disso, como o foco do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção é capacitar profissionais de empresas industriais ou de serviços, públicas ou privadas, os alunos que estão estagiando no último ano do seu curso, poderão, depois de formados e caso sejam efetivados na empresa, obter o título de mestre após 1 (um) ano. Aproveite essa chance!

 

O aluno pode ficar até dois anos no Programa Trilha. Durante sua participação, o aluno poderá inscrever-se e cursar disciplinas obrigatórias e optativas oferecidas pelo PPGPEP. Em seguida, quando terminar a graduação e ingressar como aluno regular no PPGPEP, o aluno poderá aproveitar os créditos cursados.

Para conhecer as disciplinas obrigatórias no Mestrado, clique aqui.

Para saber que disciplinas serão oferecidas em cada semestre, clique aqui.

Inscrições

- Período de inscrições:  De 20/02 a 15/03/2024;

- Divulgação de Resultado: 20/03/2024;

- Início das Aulas: 25/03/2024;

 

Documentação exigida

- Formulário de inscrição;

- Currículo Lattes (não sabe como preencher? Clique aqui para instruções);

- Histórico escolar Completo.

 Os interessados devem encaminhar a documentação por e-mail para <ppgpep@dep.ufscar.br> entre 20/02 e 15/03/2024.

 Faremos uma live no dia 05/03/2024, das 19:00h às 20:00h, no link https://meet.google.com/kvg-ozyi-jtr?authuser=0

Esclareceremos dúvidas de interessados sobre o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, o Programa Trilha e também sobre as disciplinas que vocês poderão cursar como alunos especiais. De preferência usem o e-mail @estudante.ufscar.br para ingressar na sala.

Apresentação

O Programa Trilha Graduação Mestrado Profissional em Engenharia de Produção busca motivar os alunos dos Cursos de Graduação do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), Campus São Carlos e alunos do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT), Campus Sorocaba, da UFSCar,  a cursarem o Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (PPGPEP). A participação no programa permite que o aluno obtenha o título de Mestre em um ano após sua efetiva matrícula no curso. Para isso, o aluno inscrito na trilha deverá cursar créditos exigidos para a conclusão do Mestrado durante seu último ano de graduação.

 

Mas… será que vale a pena?

Sim! Participando do programa Trilha Graduação Mestrado Profissional, o aluno tem a vantagem de obter o título de Mestre em Engenharia de Produção em apenas um ano após ter se formado na graduação.

 Essa é uma oportunidade especialmente interessante para os alunos que desejam ingressar no mercado de trabalho, mas que desejam aprofundar seus conhecimentos e aplicá-los em uma situação de trabalho. Atualmente as empresas estão priorizando profissionais com pós-graduação, principalmente para cargos de gestão. Além de proporcionar uma formação muito mais sólida, com oportunidade de aprofundamento em um tema de interesse, a pós-graduação stricto sensu tem um grande impacto para o salário. Veja algumas pesquisas sobre o impacto da pós-graduação na carreira profissional:

Os cursos de mestrado que o mercado quer

Tão robusto quanto uma pós-graduação acadêmica, mas mais conectado com o mercado, o mestrado profissional se tornou a preferência dos alunos. Regulamentado no país há quase 20 anos, o mestrado profissional dá as condições para que o aluno faça pesquisa e aprenda a aplicá-la no trabalho. A cada ano, a oferta de cursos da modalidade cresce num ritmo de dois dígitos. No início, havia três cursos. Em 2007, esse número saltou para 184. Hoje são 771. Na mesma velocidade, cresce a procura de alunos interessados em se qualificar com um lastro na teoria, mas sem deixar de trabalhar em sua área. Leia a reportagem completa (link externo).

https://epoca.oglobo.globo.com/educacao/noticia/2017/06/os-mestres-que-o-mercado-quer.html

 

O impacto da pós-graduação nos salários dos executivos

Pós-graduação lato sensu deixou de ser diferencial, segundo pesquisa. Mestrado e doutorado são mais raros e acabam sendo mais valorizados pelo mercado

Leia a reportagem completa (link externo).

https://exame.com/carreira/o-impacto-da-pos-graduacao-nos-salarios-dos-executivos/

 

Mestrado é a melhor pós-graduação para seu bolso, diz estudo!

Pesquisa mostra o impacto da pós-graduação para o salário do executivo brasileiro. Mestrado e doutorado são os diplomas que mais renderam aumentos no último ano

Leia a reportagem completa (link externo).

https://exame.com/carreira/mestrado-e-a-melhor-pos-graduacao-para-seu-bolso-diz-estudo/

 

Pós-Graduação pode aumentar salário em até 118%, diz pesquisa

O investimento em cursos de qualificação, como graduação e pós-graduação, pode impactar diretamente o salário dos profissionais em diferentes níveis hierárquicos. No caso de profissionais com cargos de coordenação, por exemplo, a pós-graduação ou o mestrado/doutorado podem aumentar os salários em até 53,7% e 47,4%, respectivamente. Já no cargo de analista, o mestrado ou doutorado pode aumentar o salário em 118%.

Leia a reportagem completa (link externo).

https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/pos-graduacao-pode-aumentar-salario-em-ate-118-diz-pesquisa.ghtml

 

Somente participar do programa já garante o ingresso no Mestrado Profissional?

Não. É importante ressaltar que o ingresso no Programa Trilha Graduação Mestrado Profissional e a participação em disciplinas não implicam em ingresso no Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção (PPGPEP). Depois de cursar as disciplinas, o aluno deve se inscrever e ser aprovado no processo seletivo geral do PPGPEP para ingressar como aluno regular no Mestrado. Todos os créditos em disciplinas do PPGPEP cursadas durante o programa Trilha Graduação Mestrado Profissional serão reconhecidos no PPGPEP, desde que obtidos nos dois anos anteriores ao ingresso efetivo no PPGPEP.

 

Processo Seletivo

O processo seletivo será realizado por uma comissão de avaliação que selecionará os alunos inscritos baseando-se no desempenho acadêmico durante a graduação. Os critérios serão definidos pela comissão e devem contemplar o histórico da graduação e atividades acadêmicas (realização de Iniciação Científica, participação em seminários e congressos, entre outras). O número de vagas disponíveis será divulgado a cada abertura de inscrições no programa Trilha Graduação Mestrado Profissional.

 

Requisito para inscrição no processo seletivo

O único requisito para se inscrever no processo seletivo do Programa Trilha Graduação Mestrado Profissional é ter cursado pelo menos 80%* de créditos no curso de graduação da UFSCar (do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET) do Campus São Carlos ou do Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT) do Campus Sorocaba), na data de ingresso no Programa Trilha Graduação Mestrado Profissional.

 *Em função do atraso no oferecimento das disciplinas durante a pandemia, esse valor poderá ser flexibilizado. Consulte a Secretaria para informações referentes ao seu caso específico.

 

Sobre o Estágio Obrigatório da Graduação

Uma das primeiras preocupações em relação à participação no programa está relacionada ao Estágio Obrigatório em alguns cursos de graduação da UFSCar.

Recomendamos que os alunos interessados em ingressar no Programa Trilha Graduação Mestrado Profissional consultem o Coordenador de Estágio ou o Coordenador de Curso para obter maiores orientações sobre esse assunto. 

No entanto, uma das principais vantagens do programa Trilha Graduação Mestrado Profissional é que as disciplinas do PPGPEP são ministradas à noite, de segunda a sexta, horários normalmente não conflitantes com horários de estágio ou de disciplinas da graduação ofertada no período integral da UFSCar. Além disso, caso o aluno seja efetivado na empresa após o final do curso de graduação, ele pode desenvolver seu projeto de pesquisa a partir de uma situação problema dessa empresa em que estagiou e que agora atua profissionalmente.

 

Dúvidas?

 Caso tenha interesse ou tenha dúvidas sobre o programa Trilha Graduação Mestrado Profissional envie um e-mail para a secretaria: <ppgpep@dep.ufscar.br>