Premiações & Destaques

Conheça algumas premiações e destaques recebidas pelos docentes e/ou alunos/egressos do PPGPEP.

2021

Roberto Antonio Martins, Docente do PPGPEP recebeu o prêmio "IEOM Teaching Excellence Award", outogardo pelo Industrial Engineering and Operations Management Society (IEOM). O anúncio foi feito na cerimônia de encerramento da 2nd South American International Conference on Industrial Engineering and Operations Management, realizada de 5 a 8 de abril de 2021, de forma remota. Saiba mais sobre a premiação em matéria publicada no Portal da UFSCar. Clique aqui para mais informações (link externo)

2022

Helio Yochihiro Fuchigami, Docente do PPGPEP recebeu Prêmio de Pesquisa Operacional da EURO Conference. O trabalho intitulado “Supporting Brazilian smallholder farmers decision making in supplying institutional markets”, que tem a coautoria do professor Fuchigami, recebeu o Prêmio de Pesquisa Operacional para o Bem Comum (OR for the Common Good) da 32ª EURO Conference, da Association of European Operational Research Societies, ocorrida nos dias 3 a 6 de julho de 2022, na cidade de Espoo na Finlândia.

Reinaldo Morábito Neto, Docente do PPGPEP, está entre os melhores pesquisadores do mundo segundo ranking internacional publicado no site research.com, um dos principais sites de pesquisa que oferece dados sobre contribuições científicas. O ranking é formado com base em alguns indicadores, como número de publicações, número de citações, índice H e na aplicação de um algoritmo para posicionar os pesquisadores. A busca pode ser feita por áreas como Química, Ciência dos Materiais, Engenharia Industrial, entre outras, em um total de 19 áreas. O site explica que: "Nosso objetivo é inspirar acadêmicos, empresários e tomadores de decisão em todo o mundo a explorar para onde os principais especialistas estão indo e fornecer uma oportunidade para toda a comunidade científica descobrir quem são os principais especialistas em campos específicos de pesquisa, em diferentes países ou mesmo dentro das instituições de pesquisa." Para acessar as informações relativas ao Prof. Morábito, clique aqui (link externo).

Hildo Meirelles de Souza Filho e Marcelo José Carrer, docentes do PPGPEP, receberam a tradicional medalha Ruy Miller Paiva do Instituto de Economia Agrícola (IEA) do estado de São Paulo. A medalha premiou as contribuições científicas mais significativas publicadas pelo Instituto de Economia Agrícola. A entrega foi realizada pelo Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, e pelo diretor do IEA, Celso Vegro, em cerimônia de comemoração dos 80 anos do IEA.

2023

Moacir Godinho Filho, Docente do PPGPEP, está classificado entre os 2% mais influentes pesquisadores do mundo em 2023, de acordo com o ranking anual estabelecido pela prestigiosa universidade americana de Stanford. Esta lista é baseada em dados do SCOPUS, que mede o impacto da pesquisa dos cientistas com base no número de publicações e artigos que eles escreveram ou co-escreveram e no número de citações em revistas científicas, entre outros critérios. Apresenta mais de 210.000 dos pesquisadores mais citados do mundo, entre mais de 9,6 milhões de cientistas ativos, representando 2% em todas as disciplinas.

2024

O Professor Mário Otávio Batalha, pesquisador do PPGPEP e do PPGEP da UFSCar, assumiu a coordenação do Comitê Assessor em Engenharia de Produção e Transportes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Os comitês de assessoramento desempenham função central na seleção de projetos de pesquisa e formação de recursos humanos na área. Eles são essenciais ao processo de tomada de decisões do CNPq, procurando garantir que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento contribuam efetivamente para o avanço científico e tecnológico n do Brasil.

Moacir Godinho Filho, Docente do PPGPEP, está novamente classificado entre os 2% mais influentes pesquisadores do mundo em 2023, de acordo com o ranking anual estabelecido pela prestigiosa universidade americana de Stanford.   Esta lista é baseada em dados do SCOPUS, que mede o impacto da pesquisa dos cientistas com base no número de publicações e artigos que eles escreveram ou co-escreveram e no número de citações em revistas científicas, entre outros critérios.  O docente vem estando na prestigiosa lista desde a sua criação, há cinco anos atrás. 

menção honrosa Moacir 2024.png