Gestão da Qualidade (GQ)
A linha de pesquisa Gestão da Qualidade (GQ) tem por objetivo gerar e difundir conhecimentos sobre gestão da qualidade para tratar de questões relativas à qualidade, de produtos e processos, desde o desenvolvimento de produtos até os serviços pós-venda. Serão desenvolvidos estudos da gestão da qualidade em empresas individuais bem como em cadeias e redes de empresas, sobre as abordagens, práticas e ferramentas para planejamento, controle e melhoria da qualidade, sistemas de gestão da qualidade, mecanismos de aprendizagem e sistemas de medição de desempenho. Esses estudos serão desenvolvidos em organizações de manufatura e de serviços, públicos ou privados.
Temas de pesquisa abordados na linha
Os temas abordados na linha Gestão da Qualidade (GQ) são:
O tema de pesquisa Controle Estatístico da Qualidade estuda os métodos e práticas de controle estatístico de processos industriais e de serviços, desenvolvimento de novas propostas de aplicações de gráficos de controle e estudos de métodos de análise da capacidade do processo, de planejamento de experimentos e de confiabilidade de produtos e sistemas.
O tema de pesquisa Gestão da Qualidade na Cadeia de Suprimentos estuda a integração e a coordenação de cadeias de suprimentos com vistas à proposição de modelos de gestão para melhoria do seu desempenho em qualidade e produtividade.
O tema de pesquisa Melhoria Contínua estuda abordagens (Kaizen, TQC, Lean, Seis Sigma, etc) e ferramentas de melhoria contínua, aprendizagem organizacional e inovação, com a finalidade de propor e aplicar modelos e métodos para a melhoria da gestão e do desempenho de processos e produtos.
O tema de pesquisa Qualidade no Desenvolvimento de Produto estuda e aplica modelos de gestão e métodos de suporte ao processo de desenvolvimento de produto, tendo em vista a melhoria do desempenho deste processo. Busca-se também identificar e analisar as melhores práticas de gestão e de garantia da qualidade adotadas neste processo.
O tema de pesquisa Sistemas de Gestão da Qualidade estuda os modelos de referência para gestão da qualidade (tais como: modelos de autores, modelo TQC, modelo ISO 9000 e derivados, modelos de Excelência de Gestão de Negócios, etc), suas ações, níveis de abrangência e fatores críticos de sucesso.
O tema de pesquisa Sistemas de Gestão da Qualidade em Serviços estuda os modelos e métodos de sistemas de gestão da qualidade aplicados aos diversos setores de serviço, públicos ou privados. Aborda também o desenvolvimento e gestão de Sistemas Produto-Serviços.
O tema de pesquisa Sistemas de Medição de Desempenho desenvolve métodos para diagnóstico, projeto, implantação e uso de sistemas de medição de desempenho organizacional, de forma a dar suporte à tomada de decisão nos vários níveis hierárquicos das organizações. Os docentes da linha de pesquisa de GQ podem ter como objeto de estudo diferentes setores como a agroindústria, serviços de saúde, arranjos produtivos locais, entre outros.
Docentes atuantes na linha
Os docentes permanentes que compõem a linha de pesquisa Gestão da Qualidade são:
- Profa. Dra. Fabiane Letícia Lizarelli
- Prof. Dr. Glauco Henrique de Souza Mendes
- Prof. Dr. Gustavo Silveira de Oliveira
- Prof. Dr. Manoel Fernando Martins
- Prof. Dr. Pedro Carlos Oprime
- Prof. Dr. Roberto Antonio Martins
Disciplinas específicas da linha GQ
As disciplinas que dão suporte à linha de pesquisa GQ são:
- Planejamento e Gestão da Qualidade
- Métodos Estatísticos para a Qualidade
- Tópicos em Melhoria Contínua
- Tópicos de Gestão da Qualidade
Grupos de Pesquisa dos docentes da linha
A linha de pesquisa GQ é constituída por docentes dos seguintes grupos de pesquisa registrados no diretório do CNPQ, cujos líderes são docentes permanentes do Programa: