Perfil do Egresso

A competência central/global do estudante/egresso do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da UFSCar é desenvolver a capacidade de empregar as filosofias, técnicas, ferramentas e conceitos da Engenharia de Produção conjuntamente ao emprego de métodos científicos para compreensão de situações problemas de empresas públicas e privadas visando gerar soluções tecnológicas e de gestão para tais organizações.

O perfil do egresso formado no PPGPEP foi proposto a partir da visão e entendimento da profissão e atuação do Engenheiro de Produção do Instituto de Engenheiros Industriais e de Sistemas (IISE), da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e do perfil de competências do profissional formado na UFSCar e no Departamento de Engenharia de Produção, por meio de seu curso de graduação.

Assim destacamos as seguintes competências do egresso formado no PPGPEP:

  1. Capacidade de investigar, identificar e relatar uma situação-problema ou fenômeno organizacional relevante nas empresas públicas ou privadas;
  2. Capacidade de elaborar um referencial teórico no estado da arte que suporte a compreensão e possível resolução da situação problema ou fenômeno organizacional;
  3. Capacidade de interagir com fontes indiretas (específicas da comunidade científica ou não) que suportem a compreensão da situação problema ou fenômeno organizacional;
  4. Habilidades sociais e cognitivas para interagir com agentes/sujeitos que estejam relacionados direta ou indiretamente ao fenômeno organizacional a ser compreendido;
  5. Competências específicas do profissional formado na área de Engenharia de Produção (CEP);
  6. Capacidade de selecionar abordagens e métodos científicos conjuntamente com técnicas, ferramentas e conceitos da Engenharia de Produção para compreender fenômenos organizacionais de empresas públicas e privadas;
  7. Capacidade de prospectar evidências empíricas de uma situação problema ou fenômeno organizacional (observação e coleta de dados de um fenômeno em seu estado real);
  8. Capacidade de analisar os dados coletados, posicionando-se criticamente quanto ao teste, confirmação ou ampliação da Teoria e a partir disto relatar de forma clara e compreensível os resultados obtidos;
  9. Capacidade de propor “soluções” científicas e tecnológicas para a tratativa da situação problema ou fenômeno organizacional;
  10. Capacidade de produzir e divulgar novos conhecimentos científicos e produtos tecnológicos;
  11. Capacidade de avaliar o impacto potencial ou real do produto tecnológico desenvolvido no contexto da situação problema ou fenômeno organizacional identificados.